O monstro dentro de cada um



Monstro interno (ou simplesmente Teratologia)


“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”

Friedrich Nietzsche

Todo mundo tem um monstro dentro de si: uns são mais agressivos, outros só parecem. Estou casualmente pronta para o abate. A vida me é dada sem graça e eu faço a festa, como quem bebe, cai e levanta; chora e ri ao mesmo tempo. Lá vou eu rumo a mais um final de tarde.
Trabalhar é como tortura: entramos chorando e saímos gritando. Todos os dias. Mas por que trabalhamos, se esta atividade, muitas das vezes, nos faz tão mal?? Simplesmente porque essa tortura é a ferramenta para as nossas conquistas.
As vezes vale a pena, as vezes não; é relativo, claro, como diria um filósofo, porém com esta resposta ainda não sanamos a questão. O ser humano é uma “graça”, ou seja, uma perfeição complexa, mas contraditória em si mesma. Por vezes ama, outras odeia, ora quer viver e ajuda ao próximo,hora quer morrer e não consegue enchergar o próprio umbigo; tese e antítese (e ainda encontra espaço para ser síntese).
Mas enquanto tantos se esforçam neste sofrimento diário, é engraçado observar que uns parecem ser ocos, sem coração, até mesmo desalmados... Existem tantas formas viver, de ser feliz, de fazer alguém feliz e quando observamos estas criaturas nos perguntamos: porque não passa se quer algo parecido nessas mentes tacanhas? Será que tem um cérebro pensante? E Família? Será que saiu mesmo do ventre de uma mãe??
É triste saber que existe “isso” entre nós, caminhando, trabalhando, vegetando (porque seres não pensantes VEGETAM).
Para aqueles que não sabem, teratologia é o estudo das monstruosidades. Será também um ramo da psicologia? Não, porque não conheço nenhum profissional da área... Mas é a forma que descobri para ver nos outros aquilo que não quero para mim – definitivamente exterminado da minha vida.
Afinal, todo mundo tem um monstro dentro de si, só que deixo o meu sair, ainda que isso possa parece agressivo. Mas se o faço, é na esperança de que um dia ele não volte mais.


Ou não?





Imagem de: embuscadaoutraface.blogspot.com

Comentários

  1. Todos temos monstros, feras, dentro de si, até aquelas pessoas pacatas, em momentos de stress ou pressão mostram quem são de verdade.
    Eu acho que as pessoas poem mascaras para que gostem delas, não sei
    não entendo esse medo de mostrarem quem realmente são, de chingarem quando ficam nervosas, ficam guardando para um momento mais critico
    .
    .
    gostei do blog, nada como expressar suas idéias e pensamentos
    é relaxante...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas