O homem criou a sociedade, hoje a Sociedade faz o homem


Acho que encontrei um manual básico de sobrevivência em sociedade. Segundo os fundamentos da Era Sócrates, estamos divididos em classes, o senso comum, os artistas, os religiosos, os cientistas e os filósofos, você já se perguntou em qual categoria você se enquadra??
O senso comum seria o que podemos chamar de A MASSA, um grupo de pessoas manipuladas social e “culturalmente”. Já os artistas, esse é bem simples amantes da visão e expressão de um pensamento. Os religiosos, no geral atraídos pelos mitos, rituais, obediência e, sobretudo a fé. Os cientistas são os “descrentes”, famosos por acreditar apenas no que se vê, no que se pode provar e os mais “loucos”, socialmente como são chamados, os filósofos, é um grupo de desconfiados, reis dos questionamentos, o que torna a filosofia mãe das formas de conhecimentos. O óbvio, pois para chegar a uma resposta (Concreta e verdadeira) é necessário iniciar o processo com uma boa pergunta.
Alguém um dia disse: “Você é o que você pensa??” Olha, essa frase faz sentido, se você não pensa, logo você não é nada. Mentira, você é da classe senso comum, pertence a um grupo exclusivo.
Outro indivíduo um dia disse: “Deus diz que se você pecar vai queimar no mármore do inferno?” Poxa, quando foi isso? Alguém filmou? Tem o e-mail dele para eu ligar lá? Se você se incomoda com essas perguntas, só pode ser o religioso.
E a arte, ciência, filosofia, todas seguem o mesmo caminho, dividir os humildes seres humanos que vivem em sociedade, claro que faz todo sentido e tem coerência, mas eu sinceramente não entendo por que, por que temos que ser alguém? Por que temos que fazer parte de um grupo? De um partido político? Ter uma opinião ou não? São tantos “por quês” que ás vezes o melhor caminho parece ser o de parar de pensar, mas nem sempre o melhor caminho é o certo. O meu “certo” diz que devo continuar, mesmo sabendo que a verdade é aquela que temos como NOSSA verdade.

A Era Sócrates é realmente um manual de sobrevivência, para nos encaixar na complexa e assustadora SOCIEDADE, como eu diria agora: "O homem criou a sociedade, hoje a sociedade faz o homem".

Comentários

Postagens mais visitadas