Safo

"Nas margens desse céu iluminado,
As nuvens se espalhando vão sem dor,
Como bolas dos ares, sei alados
Carícias que inebriam, tal amor!

Nas velas deste barco em fel içado,
Remando meu destino sem pudor,
Por ilhas onde aporto meu abraço,
Pelas marinas de êxtase e d'ardor!

Sou Safo entre as estrelas reluzentes,
Brilhante nessa cor, sabor sem par,
Parida em lume, escrava para amar!

Entôo esse meu canto na pujança,
Pr'a mares deste mundo me levar,
Por céus deste navio navegar!"



...

Este dia internacional da mulher merece um post especial, já que é a primeira vez que faço um post inspirado em uma data "comemorativa". E antes que alguém me pergunte o motivo, eu adianto que é porque vivi meus vinte e cinco anos sem conhecer Safo.

Safo ou Σαπφώ, foi a maior poetisa lírica da Antiguidade (620-579 a.C.), que também era conhecida como a Vênus de Lesbos, famosa pelas declamações de seus poemas nas reuniões sociais de mulheres, um costume comum na ilha de grega de Lesbos. Ela defendeu o amor em todos os seus trabalhos, um amor que trasborda em seus poemas, capaz de navegar em nossas veias... E arrancar lágrimas. 

Não importa quantos milagres nos aguardam, tão pouco quantos já provamos, pois o amor, através de Safo, quando degustado nas primeiras letras, no vão, nos suspiros, na saudade, no ciúme, na ansiedade e na sua forma nobre e nua, neste movimento, torna a vida um milagre.

Comentários

Postagens mais visitadas